TEL: (61) 3404-2384

(61) 9 8163-4533

Missionário Gilmar Alencar

Acessos: 70

João 3.16 pode ser ou não o versículo mais conhecido em toda a Escritura, mas é certamente um dos mais usados e menos compreendidos. O versículo é tão conhecido que a referência por si só é considerada por alguns como uma proclamação suficiente do evangelho.

Arminianos extraem a frase “Deus amou o mundo de tal maneira” de seu contexto e a utilizam como um argumento para a expiação universal, ou seja, a morte de Cristo tornou a redenção possível para todos. Universalistas mais extremos levam o mesmo argumento ainda mais adiante. Eles reivindicam que o versículo prova que Deus ama a todos exatamente da mesma forma, e que todos serão salvos, como se João 3.16 negasse todos os avisos bíblicos de condenação dos ímpios.

Pensar assim é errar o ponto completamente. O contexto imediato dá o equilíbrio necessário: “o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (v. 18). Certamente, isto é uma verdade que precisa ser proclamada à nossa geração com pelo menos tanta paixão e urgência quanto a mensagem do amor e da misericórdia de Deus.

Além disso, João 3.16 não trata da extensão da expiação, o versículo é uma declaração sobre a magnitude do amor de Deus. Aqui está uma profunda maravilha: Deus amou “o mundo” (este reino perverso da humanidade caída) de tal maneira que sacrificou o seu Filho unigênito para pagar o preço de redenção para todos os que creem nele.

Leia mais
Acessos: 333

Nos versículos 1 e 2 do Samo 91, o salmista usa quatro nomes ao se referir a Deus: o Altíssimo, o Todo-Poderoso, o Senhor, Meu Deus.

O autor também faz esta “oração”: “Meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, em quem confio!” Todos nós temos hoje uma situação difícil em nossas vidas com a Pandemia Coronavírus COVID-19.


Um desafio incrível que temos que enfrentar ... bem, por que não dizer - orar. Porém para passarmos por esse desafio temos o Altíssimo, o Todo-Poderoso, o Senhor, Meu Deus.

É-Deus-quem-sava

Leia mais
Acessos: 245

O Abrigo do Altíssimo

Introdução: Deus protege de todo mal aqueles que confiam nEle. Os muitos termos para proteção, abrigo, refúgio são enfatizados no Salmo 91.

Mesmo sabendo que estamos não estamos livres da morte desse corpo. No Salmo 91 aprendemos que o salmista se dirige a nós, encorajando-nos a confiar em Deus, para que nenhum dano venha acontecer conosco (vv. 1-13);. Confiança para vencermos pestes, doenças, chagas, coronavírus, etc.

Resultado de imagem para abrigo do altissimo

Ele o colocará acima do perigo. Ele responderá quando você o invocar. Ele estará com você em apuros. Ele vai te honrar. Ele irá satisfazê-lo com uma vida longa e boa. Ele permitirá que você veja e tome posse de Sua salvação. 

Rededoamorfm

1- O Abrigo, proteção e refúgio

Deus responde nos vv. 14-16 do Salmo 91 reforçando as palavras do orador sobre o abrigo do Altíssimo (v. 1). Se os perigos são de demônios ou perigos de peste, guerra e animais selvagens. Ele é o nosso abrigo . . . proteção . . . refúgio e fortaleza. Deus é o nosso lugar seguro. Mesmo havendo confinamento, quarentena e medo sei que meu refúgio vem do Senhor.

Leia mais
Acessos: 408

A Determinação de Daniel 

 

[Observação: As citações bíblicas neste artigo que não incluem o nome do livro são de Daniel.]

Ezequiel, um profeta do sexto século a.C., citou o nome do seu contemporâneo, Daniel, como um grande exemplo de justiça, uma “lenda viva” entre os cativos de Israel (Ezequiel 14:12-20). 2.600 anos depois, Daniel continua como modelo de fé e determinação para geração após geração. Vamos considerar alguns momentos importantes na vida deste servo do Senhor.

0000000000000-Anjos-de-Deus-935x600

Um Resumo da Vida de Daniel

Daniel era judeu, de uma família nobre. Quando os babilônios dominaram a cidade de Jerusalém em 605 a.C., ele e alguns outros jovens foram levados ao cativeiro. O rei da Babilônia mandou que os mais capazes dos jovens judeus fossem preparados para servir no seu palácio. Daniel e três companheiros, Hananias, Misael e Azarias, foram entre os jovens escolhidos.

As informações relatadas na Bíblia sugerem que Daniel teria passado o resto da sua vida naquela mesma região. Ele passou por várias provações e permaneceu em posições importantes até o fim do império babilônico, que caiu aos medo-persas em 539 a.C. Daniel, então velho, ainda serviu por alguns anos no governo do novo império. Foi neste período que ele se mostrou fiel na sua provação mais conhecida, sobrevivendo uma noite na cova dos leões.

Devido à sua fidelidade e determinação de fazer a vontade de Deus, Daniel foi chamado de “homem muito amado” e foi usado pelo Senhor para revelar aos seus servos algumas das mensagens mais importantes do Antigo Testamento. Agora, vamos observar a determinação deste servo de Deus.

Leia Mais...
Acessos: 594

Conforme cresce a oposição cultural ao cristianismo, qual é o efeito disso no evangelismo que você faz no trabalho?

Conforme cresce a oposição cultural ao cristianismo, qual é o efeito disso no evangelismo que você faz no trabalho? Você está mais fiel ou mais temeroso?

Resultado de imagem para jesus e os discípulos

Você dificilmente poderia ser culpado por estar mais temeroso. O rápido avanço do liberalismo social e das políticas de recursos humanos promovendo “tolerância” no local de trabalho apenas exacerbam os dois medos que comumente citamos para o não compartilhamento do evangelho com nossos colegas de trabalho: medo de má reputação e medo de repercussões na carreira, como perda de emprego ou estagnação da carreira.

O evangelismo sempre foi difícil. Se existe qualquer coisa nova a respeito dos nossos desafios de hoje é quão fortalecida a oposição parece estar. Não cristãos costumavam dizer “cada um na sua”. Agora eles estão mais propensos a nos acusar de estupidez (“Sério, você não acredita na evolução?”) ou de fanatismo intolerante (“Como você ousa dizer que homossexualismo é um pecado?”). Empregadores cada vez mais pesquisam nas mídias sociais sobre a vida dos candidatos ou empregados antes de tomarem decisões de contratação ou promoção. Há quanto tempo empresas que temem assédio moral e discriminação no ambiente de trabalho trocam o cristão mais visível por alguém menos notável?

Apesar de tudo isso, eu sou muito grato pelos irmãos que temeram mais a Deus do que ao homem e compartilharam o evangelho comigo. Minha própria fé é fruto do evangelismo no local de trabalho.

LEIA MAIS...
Acessos: 839

Estudo Bíblico sobre Batalha Espiritual

 

batalha-espiritual

Nesse estudo sobre batalha espiritual, iremos falar de alguns princípios:

1) Nossa luta não é contra a carne e sangue:


Ef 6:12 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

2) O inimigo de Deus é nosso inimigo:


Gn 3:1 “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” sagaz = astuto = enganador.

O que alguém ganha enganando o outro? Isto é egoísmo, se preocupar com seus próprios interesses; minha luta não é contra minha esposa, contra meu marido, contra meu filho, contra meu pai, contra meu patrão; minha luta é espiritual, contra os dominadores deste mundo tenebroso! Forças espirituais do mal! Assim como a serpente foi usada pelo diabo, aquele que não tem revelação do amor de Deus também é. Deus criou o homem, criou a mulher, criou a serpente e a fez sagaz, enganadora. Eu te pergunto: tu nunca enganaste ninguém? Pois é, Deus também colocou astúcia em nós, portanto estamos sujeitos a influência do diabo, assim como a serpente; precisamos nos arrepender constantemente, pois é tão fácil nos acharmos melhores do que os outros! Mt 7:3 “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu?” É fácil apontar, difícil é reconhecer o próprio pecado!

LEIA MAIS...
Acessos: 1454

PRIMÍCIAS – O PRENÚNCIO DE GRANDES COLHEITAS

 

“Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Provérbios 3:9-10)

 

Um novo ano começa e com ele surgem as expectativas, os sonhos, os anseios de todo ser humano, que no desejo de grandes realizações nesta nova trajetória que se inicia, lançam-se ao trabalho, à construção de um ano cheio de paz, alegria, prosperidade, saúde, união e muitas realizações, em todas as áreas da vida.

Mas a Palavra de Deus diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmos 127:1a). Este texto da Palavra de Deus ilustra muito bem, porque muitas pessoas trabalham, constroem, edificam, lutam e não conquistam nada. Ou às vezes, conquistam e depois perdem (Ageu 1:5-6). O segredo está no compromisso com Deus. O segredo está no grau de envolvimento que esta pessoa tem com Deus.

Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. A coisa funciona assim: Quanto mais uma pessoa se envolve com a obra de Deus, mais Deus se envolve com esta pessoa (I Samuel 2:29-30). Quanto mais uma pessoa se preocupa em agradar a Deus, cuidando da Casa Dele, mais Deus se preocupa em agradar esta pessoa.

LEIA MAIS...
Acessos: 1727

A OBEDIÊNCIA A DEUS NOS FORTALECE

 

 

Um homem andava por uma estrada desanimado por achar que não tinha mais forças para vencer, quando de repente uma luz muito forte surgiu no horizonte. Ao se aproximar daquele brilho intenso, ele ouviu uma voz grave. Percebendo que o homem estava assustado, a voz se apresentou:

_ Meu filho, Eu sou o seu Deus e tenho uma missão especial para você!

_ Uma missão especial? Mas que missão seria essa, Senhor?

_ Sabe aquela rocha que fica ao lado da sua casa?

_ Claro que sim, Deus. É uma rocha enorme, quase do tamanho da minha casa.

_ Então... A missão que eu quero que você cumpra é essa: faça chuva ou faça sol, empurre aquela rocha todos os dias. Você aceita?

_ Sim, Senhor, eu aceito. Vou cumprir o que o Senhor me pede.

Então aquele homem, ainda sem entender, foi para casa e, quando chegou, fez do jeito que Deus havia lhe pedido. Empurrou a rocha com todo o esforço e, assim que suas forças se esgotaram, entrou para descansar. No dia seguinte fez a mesma coisa, e no outro também. Fazia sol, chovia, seu corpo ficava dolorido, mas ele nunca parou de empurrar aquela rocha com toda a força. Depois de algum tempo, o homem começou a ficar chateado, afinal, todo aquele esforço parecia não ter dado resultado nenhum; a rocha não se moveu um milímetro sequer. Ele não entendia o motivo de Deus ter lhe passado aquela missão.

LEIA MAIS...
Acessos: 1766

VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES

 

I Samuel 17.34-37 e 45-50

 Introdução:

A cada dia encontramos um desafio diferente. Quando pensamos que estamos vencendo uma luta, outro problema se levanta para nos testar. Por isso é preciso perseverança. Sabemos que em Cristo “somos mais que vencedores” (Romanos 8.37), contudo para vencer a guerra é preciso conquistar uma batalha de cada vez.

Davi se tornou um grande guerreiro. Mas sua primeira profissão era pastor de ovelhas o que pode até parecer um trabalho tranquilo, mas na verdade era perigoso. Precisava defender seu rebanho todos os dias e para isso enfrentava naturalmente lobos, cães selvagens e serpentes vorazes. Todos os dias tinha algo para resolver e sua luta era interminável. Sua vigilância era tanta que nem descansava. Em algumas situações, teve que enfrentar leões e ursos que foram os maiores desafios até então. Davi não sabia que teria algo maior ainda para vencer. Lutaria contra gigantes, exércitos e seria um guerreiro constante.

Na verdade precisamos lutar para não nos acomodar. A luta ou desafios da vida servem para nos despertar para continuarmos sempre vigilantes. Se você tem lutado saiba que você é um guerreiro e se for um guerreiro certamente será um vencedor.

Como você tem lutado?

Vamos aprender com Davi como se tornar um guerreiro e vencedor: 

Leia mais...
Acessos: 1381

FÉ, A ALAVANCA QUE ME FAZ VENCEDOR  


“Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.” 1 Timóteo 1:19

 

O que faz forte um ser humano?

 

Quando vejo uma pessoa batalhadora, que foi capaz de superar diversos obstáculos, uma pessoa que não se deu por vencida quando tudo e todos já tinham sentenciado a sua derrota, meu coração muito se alegra, porque, vejo alguém que sabendo ou não, tomou posse de uma das características de Deus, Guerreiro.

 

Toda pessoa, tem uma força dentro de si, que nem ela mesma imagina que têm, o problema é que muitos são covardes, preguiçosos, vivem de ilusão, desistem fácil, querem tudo sem lutar, conseqüentemente nada tem.

 

LEIA MAIS...
Acessos: 1892

A ESPERANÇA É JESUS


Ao comentar com franqueza a difícil situação de sua vida, uma jovem disse: “Desejava ser popular entre os rapazes. Um dia, cedi à tentação no banco traseiro de um carro. Fiquei grávida e tive um bebê, mas logo perdi o filho que tanto amava e me tornei viciada em drogas. Agora sou prostituta.” E ela terminou seu relato perguntando: “Há esperança para mim?” ( Livro: Ainda Existe Esperança de Enrique Chaij, pág. 9 ).

Para achar Esperança em meio a tanto conflito, precisamos sem dúvida nos dirigimos a Bíblia, a Palavra de Deus. A Bíblia nos fala de Esperança, e diz que a Esperança é uma Pessoa. A Esperança é Jesus. E o Deus da Esperança vos encha de toda alegria e paz no vosso crer, para que seja rico de ESPERANÇA no poder do Espírito Santo. ( Romanos 15:13 ). 

Amigos e amigas o Deus da Esperança quer conceder para todos, especialmente para você muita alegria, paz e transbordar o seu ser de muita Esperança. Talvez você esteja passando por período desagradável, mas não desanime pois o nosso Deus quer e está com você, e esse período vai findar, pois em breve Jesus, o Deus da Esperança, voltará e vai acabar com toda essa onda de violência e injustiça. “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor”. ( Jeremias 17: 7 ).

Leia Mais...